ESAR

ESAR

BLOG DO GRUPO DE FILOSOFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALVES REDOL

Este blogue destina-se a toda a comunidade escolar, servindo para divulgar e trocar ideias, dúvidas, questões ou experiências no âmbito da Filosofia, quer como disciplina, quer como área do saber.




terça-feira, 2 de novembro de 2010

Porque é que temos Filosofia no secundário? Respostas do ano lectivo 2010/11


Cartoon de Quino

No âmbito da comemoração do Dia da Filosofia (comemorado nas terceiras quintas-feiras de Novembro, correspondendo este ano ao dia 18 de Novembro), pedimos novamente aos alunos para responderem à pergunta "porque é que temos Filosofia no secundário?"
As respostas devem seguir o método aprendido nas aulas desta disciplina: o problema é a pergunta-tema que dá título a esta mensagem; a tese deverá ser fruto da discussão crítica entre os elementos de cada grupo de trabalho, podendo manifestar uma posição contrária à existência da disciplina. Finalmente, deverão ser indicados os argumentos que justificam a tese adoptada.

10º C

Filosofia ajuda-nos a sustentar melhor as nossas teorias, ou seja, ajuda-nos a argumentar cada vez melhor as nossas opiniões, permitindo-nos agir de uma forma mais correcta e tomar melhores decisões, o que se torna essencial na nossa vida.

Só temos Filosofia no secundário porque o nosso cérebro apenas por volta desta altura é que está apto para acatar com as perguntas filosóficas e as respostas para as mesmas.

A existência da disciplina de Filosofia para os jovens apenas no secundário permite a estes obter um maior sentido crítico relativamente às acções que se vão passando no dia-a-dia e também encará-las com uma maior seriedade.

Por exemplo, se escondermos um brinquedo a um bebé de um ano, este irá começar a chorar, pois ele pensa que o brinquedo deixou de existir. O mesmo acontece se a mãe se for embora.

Com uma criança de 5/7 anos isto já não acontece, porque a criança sabe que a mãe ou o brinquedo não deixaram de existir e que voltam.

Isto acontece devido ao facto de a nossa mentalidade estar sempre em crescimento. Tanto como acontece como o nosso corpo, acontece com a nossa mente.
Ana Gaspar nº2

Ana Figueiredo nº4

Soraia Barnabé nº22

Joana Serpe nº26


O que pensamos é que só temos Filosofia no secundário porque é nessa altura que começamos a ter noção de certos aspectos. Até ao 3ºciclo, temos uma mentalidade diferente que no secundário. Quando atingida uma certa idade temos mais consciência e mentalidade para decidir os nossos actos e atitudes, temos outros comportamentos, outra noção de vida. A filosofia não é nada mais nada menos que isso mesmo, pois é uma área que procura descobrir tudo sobre o mundo e sobre o Homem, o que explica porque é que é apenas no secundário, que começamos a ter a disciplina de Filosofia.


Conclusão:


Podemos então concluir que quanto mais velhos somos, mais capacidade de compreender o mundo temos.
Ana Rita Silva nº3

Catarina José nº6

Patrícia Rosa nº18


Problema: “Porque é que se tem a disciplina de Filosofia no Secundário?”

Tese/Teoria: Desenvolvimento cognitivo mais avançado

Argumentos: Na entrada para o secundário, em que temos uma idade por volta dos 15 anos, há um maior desenvolvimento racional e cultural. Dado que o nosso cérebro está em fase de crescimento até cerca dos 21 anos e que depois daí tende a estabilizar e até mesmo a diminuir uma vez que se dá a morte de algumas células.

No secundário chegamos a uma idade que começamos a construir o nosso desenvolvimento intelectual, moral e ético, que com a ajuda de Filosofia melhoramos o nosso raciocínio lógico e racional, podendo não só mudar as nossas perspectivas, como também a forma como pensamos e agimos.

Sendo assim o nosso raciocínio está mais desenvolvido tendo agora a capacidade de entender e explicar situações que antes não sabemos o porquê, nem o procurávamos saber, mas agora começamos a questionar o que nos rodeia e não apenas a aceitar aquilo que nos dizem.

Começamos a ter uma capacidade de nos aperceber de coisas mais abstractas e ter o poder de argumentar sobre estas sem termos que recorrer a uma definição que nos foi “impingida” ou uma definição Universal.

Temos assim uma percepção do que se passa no Mundo, reflectindo sobre o que já sabemos, ajudando-nos a formar ideias, pensamentos, opiniões, refutar ideias da qual não estamos de acordo e por fim chegamos a uma conclusão.

Exemplo: Quando uma criança, pergunta como é que se formou o Mundo, o adulto diz-lhe que foi Deus, esta criança limita-se a aceitar essa teoria sem questioná-la. Um adolescente irá questionar o seu porquê e muito provavelmente se não concordar com a ideia pode refutá-la e compor uma nova teoria.
Andreia Paiva nº5

Inês Pires nº12

Mariana Pinto nº16

Tatiana Carvalho nº23


A Filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das alterações do que acontece no dia-a-dia e na vida em geral.

Esta disciplina aparece no secundário porque é quando atingimos uma maturidade ideal para percebermos o “tal” porquê das alterações da nossa vida.

Esta disciplina tem como objectivo fazer-nos pensar e reflectir, é a “educação do pensar”.

A Filosofia ajuda-nos a ponderar sobre assuntos do dia-a-dia.

Esta disciplina serve também para aprendermos a pensar por nós próprios, isto é, a ter as nossas próprias ideias e a pensar pelos nossos conhecimentos e raciocínio.
Catarina Caetano nº 7

 Joana Garrinhas nº 13

Raul Oliveira nº 19

Tese/Teoria:

Só se começa a ter Filosofia no 10º ano pois, generalizando, é a partir dessas idades (14/15/16 anos) em que se está apto a compreender a dita “Filosofia”, porque é quando o nosso cérebro está mais capaz, nos domínios da racionalização, da capacidade de abstracção e, especificamente, da relação com a existência.

Argumentos:

Desde o nascimento, o cérebro humano vai criando ligações cerebrais entre os neurónios, o que permite com o passar do tempo que comecemos a entender certas coisas que de início não entendíamos.
 Daniel Afonso nº 8

Débora Amendoeira nº9

Yuri Souza nº25



Desde o nascimento até aproximadamente aos vinte e um anos o cérebro está em constante desenvolvimento, a amadurecer. A partir dos catorze, quinze anos considera-se que já existe um grau de maturidade e racionalização diferente de, por exemplo, uma criança de oito ou nove anos, não se pode acusar uma criança de algo pois ela não tem capacidade de ponderar o que fez, antes ou depois de o fazer. Mas um adolescente já e maduro o suficiente para perceber. Isto para dizer que ter a disciplina de Filosofia no básico não era muito aconselhável,  pois a criança simplesmente não percebia , não tinha mentalidade suficiente  para tal.
A disciplina de Filosofia surge no secundário pois é aproximadamente a partir dessa idade que o cérebro humano é maduro o suficiente para a perceber. 
Diogo Raposo nº10

Inês Silva nº11

Ruben Vicente nº20


Na minha opinião, só temos a disciplina de Filosofia no secundário porque é quando já somos capazes de perceber certas coisas que antes não conseguiríamos compreender por muito bem que nos explicassem, ou seja, não se consegue interrogar a uma criança com 11 ou 12 anos o porquê da sua existência, ou o que ela está aqui a fazer, porque não iria compreender e acharia a pergunta sem sentido.



Mas com a nossa idade ( a partir do secundário ), acho que a disciplina de Filosofia está bem empregue, porque agora sim, conseguimos compreender certos conceitos que antes nos passavam despercebidos e, aqueles que ainda passam, nesta disciplina podemos abordá-los.
Joana Madeira nº14


Esta é, sem duvida, a pergunta que todos os jovens se colocam, quando começam a estudar a Filosofia, porque é que só temos a disciplina de Filosofia no secundário? Completamos o ensino básico sem termos estudado essa disciplina, sem sabermos o que é e para que serve a filosofia.

É o primeiro ano que estudo a Filosofia , e acho difícil perceber ao certo o que é esta misteriosa disciplina. Ao crescermos, desenvolvemo-nos física e mentalmente, e quando entramos para o secundário já somos mais maduros, a nossa mente já está mais desenvolvida, pensamos de maneira mais adulta, por isso conseguimos entender melhor o estudo filosófico. A Filosofia faz nos evoluir mentalmente, analisar bem certas decisões e atitudes nossas, e também ter uma consciência mais crítica, o que as crianças não são capazes de perceber.
Khrystyna Budzak nº15

 
10º D
 
Tentámos encontrar o porquê de só termos a disciplina de filosofia no secundário, acabando por defender que se deve ao facto de entrarmos na fase da adolescência. Isto porque, se começa a questionar autoridades, realidades adquiridas e conceitos. Também nos ajuda nas restantes disciplinas, treinando a nossa capacidade lógica para resolver os mais além e de interpretar as coisas de modo abstracto. A filosofia ajuda a tratar e a enriquecer o nosso conhecimento do mundo e é por volta desta idade que os alunos têm mais curiosidade e necessidade de entender todo este tema.
Alessandro Costa nº1
Ana Mourato nº2
Diana Pinto nº11
Fábio Isidoro nº13


Neste “mini trabalhinho” vamos discutir “Porque é que temos a disciplina de Filosofia no Secundário”, sendo este o tema/problema, proposto pelo professor. Todo o grupo está de acordo em relação a apenas termos Filosofia a partir do secundário, uma vez que esta tese/opinião é partilhada por todos os elementos.
A Filosofia só é dada no secundário por várias razões. Uma delas consiste no facto de quando atingimos o secundário já temos tendência a encarar as coisas com maior sentido crítico e a ter mais ideias próprias e fundamentadas sem estarmos a reproduzir ideias ou opiniões que nos foram transmitidas por familiares , amigos ou conhecidos.

No ensino básico a maior parte dos alunos têm idades inferiores a 15 anos, e dessa forma não conseguem ter a mesma estrutura de ideias e os mesmos raciocinios que um aluno mais velho e maduro tem. Será muito mais complicado para um aluno do básico reflectir um problema, exprimir a sua ideia sustentada com argumentos válidos do que para um aluno do secundário, que mesmo por vezes tambem tendo dificuldade consegue reflectir e resolver esse mesmo problema com mais facilidade, pois o aluno tem mais espírito critico, que o leva a aprender a reflectir e questionar. Estas razões, fazem com que esta, não seja apenas uma opinão comum, mas sim uma resposta filosófica, pois apresentamos os argumentos, que são parte fundamental no método filosófico.
Ana Artilheiro nº 5

Daniela Vasques nº 10

João Pereira nº 17

Pedro Correia nº 23

Pedro Oliveira nº 24


A Filosofia só aparece no secundário, porque no básico não tínhamos o Q.I. suficientemente elevado, com isto querendo dizer que no básico apenas nos dão as raízes das matérias, sendo a Filosofia uma disciplina que implica uma certa lógica, lógica essa que nos ensinam ao longo dos anos, preparando-nos para o estudo filosófico. À medida que o nosso Q.I. se vai elevando, vamos verificando que tudo fica mais complicado, e como no básico temos algumas disciplinas que incentivam à lógica, a filosofia só iria complicar um pouco as ideias, sendo também uma das razões pela qual a filosofia aparece apenas no secundário.
Ana Sofia Canteiro nº4
Maria Emília Guerreiro nº18

Mónica Isabel Lodeiro nº22



No nosso grupo de trabalho decidimos expor a opinião de cada um dos membros em separado mas, todas nós temos uma ideia em comum, a ideia que a filosofia só é leccionada no secundário devido à nossa maturidade e por causa da procura de opiniões próprias.



Sara - Para mim, é importante ter filosofia no secundário devido ao nosso nível de responsabilidade e de maturidade. Para mim a filosofia é um modo de pensar que é muito útil na vida. A filosofia tem uma grande importância na sociedade, é importante considerar que a filosofia nunca foi considerada inútil ou dispensável.

Raquel – Nós temos filosofia no secundário, pois temos um melhor esforço para generalizar, aprofundar, reflectir e explicar.

Generalizar pois temos de tornar comum, propagar, vulgarizar, desenvolver a nossa tese/teoria. Aprofundar porque temos de nos debruçar sobre a nossa tese. Explicar porque temos de desenvolver a nossa tese/teoria, para o nosso público-alvo perceber o que nos tentamos desenvolver.

Carla – A razão pela qual temos filosofia no secundário é porque já temos maturidade suficiente, e o nosso cérebro está mais desenvolvido para pensarmos, resolvermos e desenvolvermos respostas e assuntos relacionados com a filosofia.

Joana - Penso que a Filosofia só foi integrada como disciplina, no programa de secundário, pois, é nesta fase que temos maturidade suficiente para entender problemas complexos como os de Filosofia.
A Filosofia baseia-se, principalmente, nos problemas da acção humana, ao seja, nos problemas da sociedade. Baseia-se também na nossa mentalidade.
E, é por isto que a Filosofia, só agora é leccionada. Por só agora termos consciência e inteligência para perceber as suas matérias.
Ana Vicente nº3

Carla Gusmão nº 7

Joana Fernandes nº 16

Sara Lopes nº25

 
 
Nós temos a disciplina de Filosofia no Secundário porque é nesta altura que conseguimos pensar de uma forma mais complexa, conseguimos aceitar a opinião de outras pessoas, mesmo que seja oposta á nossa e ainda porque conseguimos compreender certas matérias pois a nossa mentalidade evoluiu ao longo do tempo.
Mário Póvoa nº20
 
Nós temos a disciplina de Filosofia no Secundário porque é com esta idade que se torna mais fácil compreendermos os vários temas da filosofia e sabermos aceitar uma resposta mesmo que não seja da nossa opinião. É ainda uma maneira de nos prepararmos para a sociedade.
Fábio Santos nº14

Eu penso que temos a disciplina de Filosofia no Secundário porque é uma disciplina que tem uma ligação bastante forte com a sociedade. Por outro lado, é preciso ter um bom raciocínio para compreender o máximo de coisas possível.
Chen Kai nº9

 
10º E
 
É pela altura do secundário que começamos a ter a consciência e a noção da realidade e assim compreender a filosofia da vida, pois no secundário responsabilizamo-nos pelo nosso futuro. Dito que tem consciência, começamos a ter noção das nossas atitudes, que maioritariamente têm consequências tanto positivas como negativas e são conclusivas para o nosso futuro.
E, à medida que vamos amadurecendo e crescendo tendo outra visão sobre a verdadeira realidade e dificuldade da vida o que no proporcionará a oportunidade de obtermos alguns ideais, no que diz respeito ao dia-a-dia, e é nessa altura, no secundário que temos a mentalidade e experiencias suficientes para compreendermos a filosofia da vida.
Esta tese/teoria pode ser comprovada pelas nossas próprias experienciam de vida. Para ambos os elementos do nosso grupo é a primeira experiência que têm no primeiro ano do secundário e ambos sentimos a diferença no ritmo de vida e a filosofia ajudou-nos a perceber certos aspectos até ao momento pouco falados, que em anos anteriores não concebidos.
Andreia Esteves nº3

Daniela Gonzalez nº7

David Paulo nº8

Naddyne Oliveira nº19

Ruben Sobral nº23


Nós só temos a disciplina de Filosofia no secundário, porque a nossa maturação psicológica não está totalmente completa, o nosso cérebro funciona como uma esponja, vai absorvendo informação à medida que vai recebendo.
Por exemplo com a idade de 5 anos podemos praticar uma acção que pode prejudicar-nos ou a outro individuo e não conseguirmos discernir as consequências dos nossos actos ou até defendermos a nossa causa, devido à nossa ”imaturidade”.
Antes de atingirmos a maturidade a nível psicológico, somos todos como que “crianças” . E é por isto que só temos a disciplina de Filosofia no secundário.
Ana Margarida Calisto nº 1

Luís Silveira nº 18

Tiago Miranda nº 25


Problema – Porque é que só começamos a ter Filosofia no secundário?

Tese – Porque a Filosofia tenta demonstrar-nos como é a realidade, como as coisas acontecem e quando entramos para o secundário já temos a capacidade mental necessária para compreender certos acontecimentos ou acções.

Argumentação – Porque nós ao longo do tempo vamos evoluindo psicologicamente e antes de entrarmos para o secundário ainda não temos mentalidade para perceber algumas coisas que acontecem. Porque não estamos suficientemente evoluídos, o que muda quando estamos na fase do secundário porque, como somos mais velhos, já temos a capacidade para perceber tudo melhor e com mais clareza.
David Fernandes nº 9

Tiago Apolinário nº 28


O tema/problema que vamos abordar neste texto é o porquê de termos Filosofia como disciplina obrigatória a partir do ensino secundário.
Nós pensamos que temos Filosofia a partir do 10º ano porque quando chegamos aos 15/16 anos começamos a reflectir mais sobre vários aspectos que nos dizem respeito, tais como : os nossos actos e as consequências que deles provêm, questões de carácter filosófico e questões do quotidiano. A disciplina vai ajudar nos e vai fazer com que nós pensemos de uma maneira correcta sobre aquilo que acontece connosco e à nossa volta.
João Velez nº 13

Rui Afonso nº 24


Na nossa opinião temos a disciplina de Filosofia no secundário porque a disciplina é demasiado complexa para o ensino básico (por exemplo um miúdo de 8 anos não irá perceber o que se aborda na Filosofia).
A Filosofia relaciona-se com tudo o que existe, e o porquê de existir algo.
Porque a Filosofia aborda temas relacionados também com o curso que nós escolhemos e porque pretende compreender as intenções dos actos das pessoas, para perceber os actos de cada pessoa, como se define algo, etc.
Concluindo, temos Filosofia no secundário porque ajuda-nos, não só a crescer mentalmente e culturalmente, mas também a ficarmos a saber de coisas que parecem não fazer sentido e outras que as pessoas pensam que não fazem sentido mas têm grande importância.

André Amendoeira nº 1

Daniel Ramalho nº 6

Fábio Camacho nº 10

João Torrão nº 15

Sem comentários:

Enviar um comentário