ESAR

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BLOG DO GRUPO DE FILOSOFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALVES REDOL

Este blogue destina-se a toda a comunidade escolar, servindo para divulgar e trocar ideias, dúvidas, questões ou experiências no âmbito da Filosofia, quer como disciplina, quer como área do saber.




quinta-feira, 4 de março de 2010

Porque é que temos Filosofia no secundário?

Muitos alunos perguntam "porque é que temos a disciplina de Filosofia no secundário?". Como o objectivo da Filosofia não é - ao contrário do que muitos apregoam - apenas o de fazer perguntas, eis aqui as respostas dadas pelos alunos das turmas 11º B, G e F :



11º B


"Nem toda a gente gosta de ensinar Filosofia, pois é uma disciplina que requer bastante teoria e raciocínio. É importante e faz falta, como as outras disciplinas, mas são poucas as pessoas que a querem como trabalho do seu dia-a-dia. A Filosofia não nos fornece estatuto nem poder, muito menos riqueza. Dá-nos compreensão e a sabermos usar o nosso raciocínio para tal. Dá-nos outra forma de pensar, uma maneira diferente de ver as coisas.
O importante não é a quantidade de matéria que nos é fornecida, mas sim a forma como a aprendemos, ou seja, a sua qualidade."

Ana Filipa, Joana Martins



"A disciplina de Filosofia é importante para todas as áreas, pois permite ganhar consciência sobre as coisas e situações do nosso mundo, reflectir sobre o que já sabemos, ajudar a criar pensamentos, a ter ideias, a perceber como produzimos essas ideias e opiniões, e a encontrar respostas para problemas e situações que antes não discutíamos.
Esta área do saber serve também para construirmos a nossa própria personalidade, analisando o que nos ensinaram na infância, olhando as coisas de outra maneira, encontrando novas soluções para aquilo que agora não nos é claro e reconhecendo os preconceitos do mundo em que vivemos.
A Filosofia começa a ser leccionada no ensino secundário pois já conseguimos ter as nossas próprias ideias/opiniões, devido à nossa personalidade já estar formada, temos uma mentalidade mais madura e mais aberta para certo tipo de problemas que nos possam ser colocados, ou seja, temos uma ideia mais geral do mundo que nos rodeia."

Ana Lopes, Inês Martins, José Silva

"Na nossa opinião a Filosofia é indispensável nas escolas, pois é benéfica no desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos, mas não só, a Filosofia também é importante no nosso dia-a-dia, ajudando-nos a argumentar e a pensar de forma logicamente correcta. A Filosofia no secundário tem várias vantagens, como ser útil para todas as disciplinas. Da mesma forma que ao aprendermos Português estamos a adquirir conhecimentos úteis para as outras disciplinas, o mesmo acontece com a Filosofia.
A partir do 10º ano, as matérias das diversas disciplinas estão relacionadas, e, ao aprendermos Filosofia, aprendemos a raciocinar e a pensar de uma forma lógica, o que nos permite relacionar todos os conteúdos de uma forma mais fácil e coerente.
Além disso, ao aprendermos Filosofia também enriquecemos a nossa cultura geral, pois é uma disciplina bastante abrangente.
E o porquê da Filosofia só ser dada no secundário? Há uma razão: só a partir dos 15/16 anos desenvolvemos a capacidade de separar a filosofia e a matéria que adquirimos ao longo da vida sobre a realidade."


Cátia Macedo, Daniela, Maria João Moreira


"Sendo nós a camada jovem da população, somos o futuro do país e do mundo, e, quem sabe, não seremos os próximos Einstein ou Barack Obama...
Estes são cargos de extrema importância, e é uma grande responsabilidade possuí-los, no entanto, para lá chegar, é necessário saber pensar e não permitir tropeções nas rasteiras que a vida nos faz. Nesta medida a Filosofia é uma disciplina que é indispensável no curriculum disciplinar de uma aluno do ensino secundário.
Que outra disciplina nos ensina a pensar formulando argumentos logicamente válidos? Não a Biologia, Matemática ou qualquer outra ciência, que apenas nos fornece as leis universais e irrefutáveis. Pelo contrário, a Filosofia transmite-nos as bases do bem pensar, argumentar, e até detectar falácias que, por um motivo ou outro, nos possam fazer cair no maior erro das nossas vidas."


Daniela Tavares, Nuno Vassalo, Rafael Jacob, Rute Pais, Vera Fernandes


"Na nossa opinião, a Filosofia existe no ensino secundário pois permite ter uma maior compreensão da ciência e das disciplinas em geral.
Dá-nos a percepção de vários âmbitos do pensamento e compreensão das coisas, através do estudo de vários aspectos, tais como a lógica das coisas, os valores morais e a resposta a várias questões úteis no nosso quotidiano, o porquê das coisas. Também aumenta a cultura geral, através do estudo de vários nomes da história mundial, como Kant, Aristóteles, Hitler, entre outros.
Ensina valores como a capacidade de argumentação, que irá ser importante em todas as fases da nossa vida, quer seja no trabalho ou na vida social.
Em suma, a Filosofia tem o fundamento da melhor compreensão da ciência, do pensamento, do abstracto e do concreto, e da vida e pensamento humano em geral."


David Santos, Pedro Plácido



"«A Filosofia trabalha o nosso pensar»
Esta frase sugere-nos variadas opiniões acerca da disciplina de Filosofia no ensino secundário. Nem em todos os países a disciplina é obrigatória, países como o Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos são filosoficamente mais desenvolvidos, e por isso não necessitam da obrigatoriedade da disciplina no seu ensino, porque não correm o risco de terem a filosofia extinta. A verdade é que a Filosofia acaba por ser realmente importante. Por um lado, assegura o desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, indispensável ao desenvolvimento das ciências e das tecnologias, por outro lado, dá também aos jovens uma oportunidade de desenvolver o seu modo de pensar e a sua capacidade de argumentação.
No dia-a-dia somos constantemente enfrentados por situações em que necessitamos de pôr à prova a nossa capacidade persuasiva e argumentativa. A disciplina de Filosofia é uma ajuda importante para casos em que precisamos de mostrar que a razão está do nosso lado e quando queremos levar alguém a seguir um raciocínio que, para nós, é o mais correcto.
A Filosofia é também um apoio de valor significativo quanto à formação para um futuro eticamente correcto, ajudando-nos a pensar, e fazendo com que consigamos criar uma opinião unicamente nossa, sem sermos influenciados a seguir raciocínios que não achamos totalmente correctos."


Filipa Soares, Margarida Marques, Sara Neves, Tiago Toste


"As primeiras perguntas que qualquer um de nós faz ao iniciar o seu estudo filosófico é: o que é a filosofia? O que vamos estudar? Porquê agora e não antes?
Estas questões pela busca de significado são normais quando se toma contacto com uma disciplina nova, mas, no caso da Filosofia, não podemos ter uma resposta imediata e definitiva, mas podemos tentar compreender o porquê.
Vamos agora tentar compreender o porquê de a Filosofia só aparecer agora no nosso horário, e não ter aparecido antes...
A origem etimológica da palavra 'filosofia' deriva do grego: philos (amigo) + sophia (sabedoria). Então o filósofo é o amigo do saber, aquele que tem a percepção de que não sabe, e por isso procura o saber.
Achamos que não iniciámos antes do 10º ano esta disciplina filosófica, pois ainda não tínhamos esse philos, ainda não tínhamos essa amizade pelo saber, ainda não questionávamos as nossas atitudes. Mas hoje, pelo contrário, estamos constantemente a questionar tudo. Isso resulta de 'sabermos que nada sabemos'."


Gonçalo Santos, Pedro Dinis


"«Viver sem filosofar é o que se chama a ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir»
Autor: Descartes
Fonte: http://www.citador.pt/


Muitas vezes na vida já filosofámos sem dar conta disso. Quantas vezes já nos perguntámos: Deus existe? Existe vida para além de nós? Será a vida um sonho? Estamos realmente aqui? Entre outras inúmeras perguntas que fazemos quase diariamente e a que tentamos responder.
Visto que temos tanto interesse nestes assuntos, por que não aprofundá-los? É exactamente isso que a Filosofia faz, aprofunda os temas, levando cada questão em particular à sua mais ínfima parte. Filosofia é saber, procurar, saber ser livre. Liberdade essa que é uma questão contraditória. Dizemos que somos livres, mas será que somos mesmo? Obedecemos a um conjunto de regras morais necessárias para saber viver em conjunto com as restantes pessoas. A Filosofia ajuda-nos a compreender e a questionar essas regras, distinguindo o que está certo e errado, a verdade e a falsidade, argumentando as nossas ideias de uma maneira lógica e objectiva...
Se achamos necessária a Filosofia no secundário?
Sem sombra de dúvidas. Como Descartes disse, preferimos 'tentar abrir os olhos' do que permanecer com eles fechados.
Encaramos a Filosofia como uma arma de defesa contra a sociedade em que vivemos. Uma arma necessária à argumentação e à maneira de pensar, porque a melhor defesa são as palavras..."


Pedro Falé, Sara Rodrigues


"Há a disciplina de Filosofia no secundário, porque é nessa altura que começamos a ter consciência das coisas e situações do mundo, reflectindo sobre o que já sabemos, de modo a ajudar-nos a pensar, a ter ideias, e a perceber como produzimos essas ideias e opiniões.
É a partir desta altura que tentamos encontrar respostas para problemas e situações em que antes nem sequer pensávamos, construindo assim uma personalidade própria, analisando o que nos ensinaram quando éramos pequenos, olhando as coisas de maneira completamente diferente, encontrando e percebendo novas soluções para aquilo que ainda não percebemos muito bem, e reconhecendo o preconceito e a pobreza do mundo em que vivemos."


Magda Escada


11º F


"A Filosofia é importante no secundário, pois ambos - a disciplina de Filosofia e o ensino secundário - têm a capacidade de nos fazer ver de uma maneira mais aprofundada a realidade da vida:
a) A Filosofia dá-nos a capacidade de melhorar a nossa reflexão;
b) A Filosofia dá-nos a capacidade de melhorar a nossa maneira de pensar;
c) Logo, a Filosofia melhora a nossa capacidade de problematizar, conceptualizar e argumentar."


Ana Lúcia Esteves


"A Filosofia lida com questões essenciais da nossa existência, tentando proporcionar-nos uma forma de aprender a pensar mais abertamente sobre diversos assuntos. É através do pensamento que a sabedoria pode ser procurada, por isso, todos nós deveríamos procurar exercitar a mente, tornando-a mais perspicaz ao ponto de poder apreender os conceitos mais complexos e mais abstractos. 'A Filosofia é uma actividade de questionar o real e as evidências'(*). Para que possamos aprender e entender melhor tudo aquilo que nos rodeia, é importante termos Filosofia
(*) in http://www.notapositiva.com/"


Andreia Soares, André Ribeiro, Pedro Franco, Renata Valente, Rita Lemos


"Porque é que há a disciplina de Filosofia no secundário? Esta é uma pergunta de difícil resposta, que pode ser objecto de várias opiniões bem fundamentadas.
O que é certo é que a disciplina de Filosofia é mesmo obrigatória no secundário, pelo menos até ao 11º ano. A meu ver esta disciplina existe para responder a todas as coisas de uma forma coerente mas não objectiva, porque até o próprio conceito de filosofia é subjectivo (filosofia=amor pela sabedoria).
Na minha opinião a Filosofia é importante no secundário porque serve para as pessoas (estudantes) verem o mundo de outra forma. Não há muitos alunos que continuem com a disciplina de Filosofia no 12º ano por considerarem-na disciplina de malucos, por isso, penso que deveriam apostar mais nela e, também, ser melhor leccionada.
Por fim, esta disciplina tem de continuar a existir devido ao facto de já existirem muitos professores a leccioná-la e com curso e mestrado, logo se a disciplina acabasse o que seria desses professores?"


António Pernes


"A filosofia...
Filosofia é arte, disciplina e sabedoria.
É arte, pois foi a que mais ajudou à construção intelectual do homem.
É disciplina porque foi a que, de forma liberal e rigorosa, ensinou-nos a saber pensar e, consequentemente, escrever.
É sabedoria, porque foram os grandes pensadores que lhe deram importância para chegar até nós.
É por isto que a Filosofia é importante no ensino secundário. Os alunos de hoje precisam de crescer para poderem ser bons homens amanhã, e precisam de saber pensar."


Catarina Serralheiro


"Qual é o aluno que ainda não fez esta pergunta? Afinal para que serve a disciplina de Filosofia? É somente mais uma para nos encher o horário e dar trabalho? Porque só começamos a ter Filosofia no ensino secundário e não a temos no ensino básico?
Segundo Nigel Warburton devemos estudar Filosofia devido a:
«1- A vida examinada - Uma razão importante para estudar Filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais sobre o sentido da nossa existência.
2- Aprender a pensar - Outra razão para estudar Filosofia é o facto de isso nos proporcionar uma boa maneira de aprender a pensar mais claramente sobre um vasto leque de assuntos.
3- Prazer - Outra justificação ainda para o estudo da Filosofia é o facto de, para muitas pessoas, esta ser uma actividade que dá imenso prazer»
Segundo estas três razões, podemos concluir que esta disciplina nos faz crescer como pessoas, aprender a argumentar, pensar, entender, lidar com os problemas do dia-adia, etc. Isto só é possível observar e ficar a perceber com a Filosofia. Visto isto, só é possível entendê-la a partir do ensino secundário, que é quando somos capazes de ver coisas abstractas e de ter o poder de argumentação e opinião minimamente desenvolvidos.
«A filosofia não é um longo rio tranquilo onde cada um pode pescar a sua verdade. É um mar no qual mil ondas se confrontam, onde mil correntes se opõem, se encontram, às vezes se misturam, e voltam a encontrar-se, opondo-se de novo... Cada um navega como pode e á isso a que chamamos filosofar.»
Fernado Savater
Assim, concluindo, «em primeiro lugar poder-se-á afirmar que a Filosofia possibilita a clarificação de princípios, métodos, objectos, e implica o estudo das várias ciências e de outras disciplinas intelectuais, por forma a evitar fundamentos falsos e inseguros. E,m segundo lugar, estimula/ensina o Homem a reflectir criticamente sobre a vida e o mundo em que permanentemente está em contacto»(*)
(*) Adaptado de www.eurosophia.com/.../para_que_serve_a _filosofia.htm"


Inês Velez


"A Filosofia é uma disciplina que nos permite desenvolver o raciocínio, desenvolver a capacidade de resolver quaisquer problemas, por mais complexos que sejam, e de pensar com clareza sobre uma questão.
Se tivermos a capacidade de resolver problemas expostos pela Filosofia teremos mais facilidade para pensar e resolver questões do quotidiano.
É por estes motivos que a Filosofia deve ser uma disciplina no ensino secundário."


Margarida Santos, Ricardo Teixeira, Rui Pereira, Solange Lucas


"A relevância de ter Filosofia a partir do 10º ano, na nossa opinião, é que faz-nos ver as coisas de outro ponto de vista, faz-nos interrogar acerca de coisas que nos foram incutidas desde pequenos pelos nossos pais, família, e até pela sociedade em que estamos inseridos. Na nossa opinião, também é importante, para que aperfeiçoemos a nossa capacidade de interpretação/resolução de problemas do dia-a-dia."


Rafael Ribeiro, Tiago Fale, Valter Passarinho


11º G


"Na nossa opinião há a disciplina de Filosofia no secundário, porque é por volta dessa altura que os adolescentes começam a despertar uma capacidade mais formal de pensar, e questionam-se com algumas perguntas de carácter filosófico, como por exemplo 'será que a vida tem sentido?', 'será que Deus existe?', entre outras. Então, a Filosofia surge também para nos ajudar a pensar racionalmente e a procurar respostas para, assim, nos prepararmos para os desafios que temos que resolver futuramente como membros da sociedade"


Ana Botelho, Andreia Rêgo, Cláudio Figueiredo, Inês louro, Mauro Pereira


"Porque é que há a disciplina de Filosofia no ensino secundário? Porque ao termos a possibilidade de conhecer o passado da filosofia, ajuda-nos a perceber e a preparar-nos para o dia de amanhã, ensinando lógica, etc."


Fábio Santos, Paulo Bairrada


"A Filosofia é importante no secundário porque ajuda a desenvolver a capacidade de nos compreendermos melhor e de compreender melhor os outros.
Além disso, contribui para o desenvolvimento intelectual, moral e ético de um indivíduo, permitindo construir um raciocínio lógico e racional.
Através da filosofia a nossa civilização tem evoluído, porque aprendemos a ouvir os outros, a aceitar as suas opiniões e a cumprir as regras de uma sociedade exigente."


Carlos Oliveira, Miguel Teixeira, Milton Francisco, Vitor Casquinha


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