ESAR

ESAR

BLOG DO GRUPO DE FILOSOFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALVES REDOL

Este blogue destina-se a toda a comunidade escolar, servindo para divulgar e trocar ideias, dúvidas, questões ou experiências no âmbito da Filosofia, quer como disciplina, quer como área do saber.




sábado, 24 de abril de 2010

TRABALHO SOBRE TEMAS DA BIOÉTICA

TRABALHO SOBRE TEMAS DA BIOÉTICA
Conselhos e indicações para a realização do trabalho:
- A bioética é o estudo e avaliação das condições e implicações éticas do estudo e aplicações das ciências da vida nas suas diversas expressões.
- O trabalho deverá incidir, não sobre a bioética em geral, mas especificamente sobre uma questão particular no âmbito da bioética, devendo esta ser escolhida antes de qualquer pesquisa ou estruturação do trabalho. Exemplos de questões bioéticas são a eutanásia, o aborto, a clonagem, a manipulação genética (organismos geneticamente manipulados e transgénicos), implicações éticas e aplicações da descoberta do genoma humano, a eugenia, fertilização in vitro, pesquisa com células estaminais, e todas as outras questões que envolvam a investigação e manipulação de organismos vivos.
- O trabalho deverá conter uma explicitação da questão escolhida e a apresentação das implicações bioéticas da mesma. Posteriormente, e a título de conclusão, os grupos podem optar por manifestar, de forma fundamentada, a sua posição face ao tema escolhido, ou ainda, caso não haja consenso entre os membros do grupo, fazer uma discussão final onde os diversos elementos mostrem as suas opiniões com os respectivos argumentos e contra-argumentos. Caso não haja uma opinião solidamente fundada a defender, poder-se-á fazer uma conclusão tradicional onde se faça um levantamento das ideias mais importantes e dos pontos a reter para reflexão que resultam do trabalho elaborado.
A estrutura do trabalho pode ser autonomamente definida pelos grupos, em função do modo que considerem mais adequado para apresentar as implicações bioéticas da questão escolhida, tendo em atenção que essa estrutura deve, contudo, respeitar as regras já estudadas para organização do texto e apresentação de tese e argumentos.
- Cuidado com os plágios! Todas as passagens retiradas de sítios da Internet, livros ou aulas devem ser devidamente assinaladas e referenciadas, seguindo as regras de citação já estudadas. Quando há pequenas alterações do texto, deve ser feita a referência de que é uma adaptação e a respectiva fonte. Todas as citações sem aspas serão cortadas, e, para além de não serem sequer lidas (não contando por isso para a classificação do trabalho), serão descontados valores nas componentes de originalidade/reflexão e pesquisa.
- Os critérios de avaliação do trabalho estão divididos nas seguintes componentes: conteúdo/ rigor técnico e científico/ pesquisa - 40%; originalidade/ reflexão - 30%; estruturação/ ortografia - 25%; apresentação - 5%.